segunda-feira, 3 de março de 2014

Fotografia - Como guarda-las


Quem tem uma máquina fotográfica sabe a maravilha que é tirar fotos. Você registra os momentos mágicos da vida para guardar como lembrança e mostrar com orgulho. No tempo do filme de 12, 24 ou 36 poses era só revelar e guardar em álbuns (até que era fácil). Agora com a máquina digital a quantidade de fotos triplicou, assim como a facilidade e a qualidade das fotos também.  Aí surge um probleminha: como organizar e proteger essa imensa quantidade de fotos?  Para deixá-las de fácil acesso, e para você lembrar dos melhores momentos, separei algumas dicas para ajudar:

A seguir, nove dicas para preservar suas fotografias antigas, slides e negativos, e retardar seu processo de deterioração:
1. Evitar a exposição à luz solar direta. A luz é um dos maiores inimigos das fotografias.

2. Evite garagens, sótãos ou porões, porque eles raramente têm isolamento ou a temperatura controlada. Umidade baixa ou alta temperatura excessiva podem causar reações químicas, destruindo as impressões fotográficas, produzindo rachaduras na superfície da imagem. Um ambiente adequado para fotos é um lugar fresco, escuro e seco que não cause rachaduras e desaparecimento das cores.

3. Evite caixas de madeira, uma vez que raramente são livres de ácido. Armazenar fotos em plásticos como poliéster, polipropileno e tyve, ou em caixas de papel livre de ácido com divisórias.

4. Se algumas fotografias rasgarem, não use fita adesiva para corrigi-las.

5. Não escreva no verso de suas fotos com caneta esferográfica ou tinteira. A maior parte da tinta contém ácidos que mancham as suas fotos ao longo do tempo.

6. Não tente limpar as fotos, slides ou negativos, pois eles são produzidos por diversas técnicas, algumas das quais requerem limpeza profissional.

7. Usar luvas ao manusear fotos, slides e negativos. Sujeira, poeira e oleosidade das mãos podem danificar os materiais fotográficos.

8. Digitalize suas fotos, negativos e slides, e repare as fotografias danificadas ou envelhecidas. Versões digitais de suas fotos antigas, slides e negativos podem ser preservados por mais tempo de maneiras diferentes e também permite o compartilhamento com outras pessoas e familiares. Digitalizando fotografias uma de cada vez pode ser um processo muito demorado, e se você tem uma enorme quantidade de fotos que você gostaria de digitalizar, é muitas vezes mais rápido e mais fácil confiar em uma empresa especializada em digitalização de fotos para fazê-lo. Empresas e estúdios fotográficos aqui no Brasil têm os recursos disponíveis não apenas para digitalizar fotos, slides e negativos, mas também para restaurar fotografias envelhecidas, remover falhas, reparo de riscos e de degradação de cor. Eles também criam álbuns online com as imagens que permite facilmente compartilhá-los com sua família e amigos.

9. Se você estiver fazendo novas cópias do arquivo, use apenas papéis de alta qualidade (livres de ácidos) e nunca jogue fora os originais (obviamente!).

Uma ideia ótima de organizar suas fotos é separar as mais legais, coloca-las em molduras e fazer uma composição na parede, se revelar todas em preto e branco, por exemplo, dá um efeito muito bacana.

Outra idéai é fazer um quadro com suas fotos prediletas!!


Não deixe de cuidar de suas fotos, a final, recordar é viver !


Nenhum comentário:

Postar um comentário