sábado, 29 de março de 2014

A pilha vazou?


Quando pilhas vazam em aparelhos eletrônicos, muitas pessoas pensam que perderam o equipamento. Mas não é verdade. Em alguns casos, é possível limpá-lo para tirar os vestígios corrosivos deixados em controles remotos e de videogames, brinquedos, rádios etc.


Algumas dicas de uso, no entanto, podem evitar que acidentes do gênero aconteçam. Caso o aparelho não esteja sendo usado por meses, o ideal é retirar as pilhas. Elas também devem ser removidas caso estejam gastas, a fim de evitar possíveis danos devido a vazamentos.

Também não é recomendado combinar pilhas velhas e novas, porque isso pode reduzir o rendimento total e também causar vazamento. O mesmo risco ocorre ao usar dois tipos diferentes de pilhas, como de lítio e alcalina. Para obter um melhor rendimento, o ideal é manter as superfícies de contato das pilhas e os contatos de seu compartimento limpos. Para isso, basta usar uma borracha ou um pano limpo sempre que for trocá-las.

De acordo com a fabricante Duracell, apesar de muitas pilhas conterem produtos químicos que não causam danos à pele, é importante tomar cuidado ao manipulá-las caso ocorram vazamentos. Elas não devem ser ingeridas nem colocados próximos aos olhos. Se isso acontecer, o usuário deve procurar um médico imediatamente.

Como limpar aparelho eletrônico com vazamento de pilha alcalina e pilha acida


Para fazer a limpeza do aparelho prejudicado pelo vazamento de pilhas alcalinas, o usuário vai precisar de um ácido caseiro, como vinagre ou suco de limão. Pelo fato de conterem hidróxido de potássio, que pode causar irritação na pele e nos olhos, é fundamental usar luvas e óculos de proteção.

Para fazer a limpeza do aparelho, coloque um pouco do ácido caseiro em um cotonete ou escova de dentes e esfregue o líquido que sujou os contatos elétricos e outras superfícies do aparelho. Nunca use água, porque ela não neutraliza o líquido alcalino vazado e pode danificar os circuitos eletrônicos do dispositivo.

Em seguida, seque a área e deixe o aparelho secar ao ar livre durante algumas, para então colocar pilhas novas. O ideal é realizar todo o processo em um local aberto e bem ventilado.

Para limpar um aparelho no qual houve o vazamento de uma pilha ácida é necessário ter em mãos bicarbonato de sódio (fermento) e um pouco de água em um cotonete ou escova de dentes. Aqui, assim como na pilha alcalina, é importante estar usando proteção para passar a mistura nos locais em que o líquido está e nos contatos elétricos.

É importante ficar atento para nunca colocar a água diretamente no ácido. Terminado o processo, seque bem o aparelho e o deixe secar por algumas horas entes de colocar novas pilhas.

Curiosidade:

Qual a diferença entre pilhas alcalinas e pilhas acidas?

A durabilidade. As pilhas alcalinas duram cerca de cinco vezes mais que as pilhas ácidas, elas funcionam com uma pasta básica de NaOH e as pilhas ácidas com uma solução ácida de NH4Cl. O Hidróxido de sódio (NaOH) possui maior condutividade elétrica e conseqüentemente vai transportar energia mais rapidamente. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário